quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Métodos contraceptivos

Falando sério agora, vamos abordar e explicar alguns dos métodos contraceptivos. 

São processos que permitem reduzir as hipóteses de uma gravidez não desejada e a prevenir a transmissão das doenças sexualmente transmissíveis (DST).

Qualquer pessoa que inicie a sua vida sexual não só pode como deve recorrer a esses métodos e é claro antes disso procurar um profissional da área da saúde para obter maiores informações e realizar alguns exames para saber se está tudo normal. O seu médico pode ajudá-lo a decidir o método mais apropriado de acordo com a sua idade, saúde, frequência da atividade sexual, necessidades morais e reprodutivas. 

Dentro da classificação dos métodos contraceptivos existem os reversíveis e os irreversíveis
  • O primeiro é a ABSTINÊNCIA, que significa evitar relações sexuais, sendo assim podendo ser considerado um método contraceptivo. Neste caso o objetivo é evitar a introdução do pênis na vagina, uma vez que o propósito é a prevenção da gravidez. Porém esse método não protege das DST's. A vantagem é de que a abstinência é 100% gratuita e acessível a toda gente e a desvantagem é a de que é preciso manter-se firme e determinado em situações inesperadas.

  • O ADESIVO contraceptivo é um método em forma de um adesivo fino, confortável e fácil de aplicar. Ele libera uma dose diária das hormonas estrogênio e progestágeno para a corrente sanguínea que vão inibir a ovulação. A vantagem é de que a mulher não precisa pensar todos os dias em contracepção, apenas tem que se lembrar de mudar o adesivo uma vez por semana e é fácil de se usar. A desvantagem é que não protege das DST's. 


  • O DIAFRAGMA é constituído por uma capa de borracha flexível que se introduz na vagina de modo que o colo do útero fique tapado. Assim, age de maneira física, impedindo a entrada de espermatozoides no útero. É preciso ir a consulta médica para que este possa medir o tamanho adequado para cada paciente e orientar o paciente quanto a correta colocação e remoção do diafragma. É indicado ser utilizado juntamente com um espermicida para aumentar a sua eficácia. Deve ser colocado até 5 horas antes da relação sexual e deve permanecer colocado nas 6 as 8 horas seguintes. As vantagens desse método são que não tem efeitos hormonais no organismo, não interfere no ato sexual, durante o período menstrual evita que haja saída de sangue para a vagina facilitando as relações nessas ocasiões. As desvantagens são que é preciso uma consulta primeiramente ao médico para escolher a medida certa, deve ser usado juntamente com um espermicida, pode haver alergias a borracha e não protege das DST's. 



  • O Dispositivo Intra Uterino ou DIU, é um pequeno objeto de plástico que é colocado no útero de forma a desencadear uma resposta inflamatória que faz com que os espermatozoides e óvulo sejam destruídos. Existem vários tipos com filamentos de cobre ou prata. Deve ser colocado por um profissional da saúde experiente durante a primeira metade do ciclo menstrual e não pode ser esquecido. É preciso manter consultas para verificar se tudo esta certo. As vantagens desse método são que a mulher não tem de fazer nada para iniciar a ação, não interfere no ato sexual, pode permanecer no útero por muitos anos. As desvantagens são que necessita de um profissional treinado para sua colocação, a utilização deste pode tornar o fluxo menstrual mais abundante e prolongado e não protege contra as DST's. 


  • Os ESPERMICIDAS são substâncias químicas que imobilizam e destroem os espermatozoides. Sua eficácia é reduzida pelo que deve ser utilizado em conjunto com outros métodos contraceptivos, como por exemplo o diafragma ou a camisinha. Você pode adquiri-los de vários tipos com em gel, em creme, em comprimidos ou em cones. As vantagens são que não afeta negativamente a saúde, fornece lubrificação e não interfere com o ciclo menstrual. As desvantagens são que podem causar irritações na pele, é pouco eficaz se usado sozinho e não protege contra as DST's. 



  • O IMPLANTE é um método que utiliza um bastonete que é inserido debaixo da pele do braço. A inserção é administrada com anestesia local na zona do braço, é rápida e praticamente indolor. Ele deve ser colocado até ao 5° dia do ciclo menstrual e começa a ser eficaz 8 horas após a sua inserção. É um método química e atua inibindo a ovulação e aumenta a viscosidade do muco cervical, o que vai dificultar a movimentação dos espermatozóides em direção ao óvulo. As vantagens são que tem uma eficácia muito elevada e uma duração de até 3 anos, pode ser removido assim que for decidido, não interfere com o aleitamento e não mostrou ter efeitos adversos sobre a massa óssea. As desvantagens são que normalmente, verificam-se irregularidades do ciclo menstrual, em algumas mulheres verifica-se um ligeiro aumento de peso, necessita de um profissional treinado para a inserção e remoção e é relativamente caro.

  • A PÍLULA ANTICONCEPCIONAL atua através da inibição da ovulação e dessa forma enquanto a pílula for tomada a mulher não terá período fértil. Existem diversos tipos de pílulas porque existem diversos tipos de mulheres. Somente o médico poderá identificar a melhor pílula para cada uma, Ela deve ser tomada diariamente no mesmo horário aproximado. A vantagem é sua eficácia é de 99,9% e sua desvantagem é que ela não previne das DST's. 



  • O PRESERVATIVO MASCULINO é um método muito eficaz quando utilizado regular e corretamente. Ele é feito de látex que é um material bastante resistente e flexível e estão disponíveis em uma variedade larga de tipos, cores e textura, sabores e ajustam-se na maioria dos homens. Alguns desses preservativos masculinos tem um lubricante especial no exterior que também serve como espermicida. Sua utilização é bastante divulgada, fácil de comprar, fácil de utilizar, não é necessário receita médica, não apresenta efeitos secundários e previne com eficácia não só uma gravidez mas também a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, tudo isso são vantagens. Como desvantagem podemos citar o fato de interferir negativamente com o ato sexual, alguns tem a opinião de que a camisinha diminui a sensibilidade, diminuindo assim o prazer. 

  • O PRESERVATIVO FEMININO é feito de um tubo de borracha fina e tem um anel em cada extremidade, que o masculino não tem. Um desses anéis é fechado e inserido na vagina, de modo a tapar o colo do útero evitando o contato com o sémem, como se fosse um diafragma. A outra extremidade é aberta e ajusta-se em volta da abertura da vagina e da vulva. As vantagens são que o preservativo feminino tem 10 vezes menos probabilidade de romper durante o ato sexual devido ser feito de poliuretano em vez de látex, também protege contra as DST's e pode ser colocado em qualquer momento, antes da relação sexual genital mesmo horas antes. As desvantagens são que a camisinha feminina é mais cara e mais difícil de encontrar do que a masculina. Também leva mais tempo a adquirir prática para colocá-la corretamente, ela pode produzir alguns barulhos durante a relação e diminui a sensibilidade vaginal.


  • O COITO INTERROMPIDO consiste em retirar o pênis da vagina antes de haver a ejaculação. é muito pouco seguro porque antes da ejaculação são produzidos fluídos seminais que tem uma função lubrificante que podem conter espermatozóides. A vantagem é que é grátis e toda a gente pode experimentar e a desvantagem é que sua eficácia é mínima em prevenir a gravidez e não protege contra as DST's. 

  • O ANEL VAGINAL é colocado na vagina no 5° dia da menstruação permanecendo nessa posição durante 3 semanas. A maior vantagem é que a mulher não precisa tomar a pílula todo dia sendo que não previne contra as DST's. 


  • A INJEÇÃO ANTICONCEPCIONAL devem ser injetadas na região glútea ou nádegas e existe uma que pode ser aplicada a cada 3 meses. É preciso informa-se com um médico sendo que existe a desvantagem de provocar ausência de de menstruação e a fertilidade demorar um pouco para voltar. 




  • A LAQUEAÇÃO DE TROMPAS é considerado um método de contracepção definitiva e na interrupção das trompas de Falópio através de um corte ou da colocação de um anel que bloqueia a passagem dos espermatozóides. É uma operação simples, a mulher pode regressar para casa após poucas horas depois do procedimento. Pode também ser realizada após o parto ou cesariana. Não interfere no ciclo menstrual uma vez que os ovários e o útero não são afetados, a mulher continua a menstruar e não interfere no relacionamento sexual. As vantagens é que não apresenta efeitos secundários a longo prazo e as desvantagens são que a mulher pode arrepender-se mais tarde o que requer nesse caso a reversão com um cirurgia complexa, cara e com pouca garantia de eficácia. Por isso é recomendável ser feita em mulheres com no mínimo dois filhos e com mais de 35 anos de idade. Não protege contra as DST's. 



  •  A VASECTOMIA é considerada a forma de contracepção definitiva. Esse método consiste num corte feito no canal deferente, que é a via que transporta os espermatozóides. Então quando o homem ejacula, esse sêmen não contem espermatozóides, logo não haverá risco de engravidar sua parceira. Os riscos são muito pequenos e iguais aos inerentes a todo e qualquer procedimento cirúrgico como infecção, hemorragia, hematomas e dor pós-operatória. 

Então, abordamos um pouco sobre cada método contraceptivo. Diariamente outros métodos são desenvolvidos e estão sendo testados, como a pílula masculina (é, essa seria 'engraçada', imagina seu namorado, amigo dizendo que esqueceu de tomar sua pílula?! rs). Como nosso objetivo foi o de apresentar os métodos mais comuns e conhecidos, sugerimos que procurem informações mais detalhadas com seu próprio médico ou por meio de sistemas de pesquisas dentro da própria internet. Também se acharem que faltou algo importante comentem, críticas e elogios serão sempre bem-vindos! 
Obrigadaa!! =)



Sites pesquisados:



Nenhum comentário:

Postar um comentário