quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Doenças Sexualmente Transmissíveis

 Então, voltando agora para mais um assunto seríssimo! Vamos falar sobre as doenças sexualmente transmissíveis, as DST's. Agora que já conhecemos um pouco sobre os métodos contraceptivos, abordaremos que além de ser importante usá-los para não ocorrer uma gravidez indesejada é essencial ter em mente o que pode acontecer se transarmos sem camisinha. Aqui segue um pouco mais sobre as mais conhecidas e populares.


- AIDS
 Síndrome (uma variedade de sintomas e manifestações) causado pela infecção crônica do organismo humano pelo vírus HIV.
 O vírus compromete o funcionamento do sistema imunológico humano, impedindo-o de executar sua tarefa adequadamente, que é a de protegê-lo contra as agressões externas (por bactérias, outros vírus, parasitas e mesmo por celulas cancerígenas), causando propicias evoluções de tumores e infecções, podendo levar o portador a morte. Algumas maneiras de se contaminar são: sangue e líquidos grosseiramente contaminados por sangue, sêmem, secreções vaginais e leite materno. Pode ocorrer transmissão no sexo vaginal, oral e anal. Existem drogas que inibem a replicação do HIV, que devem ser usadas associadas, mas ainda não se pode falar em cura da AIDS.

- Cancro Duro (Sífilis)
 É uma doença infecciosa causada por uma espiroqueta que evolui lentamente, caracterizada por lesões da pele e mucosas. Possui seis tipos, que são: primária, secundária, terciária, latente, congênita e decapitada. Se não tratada adequadamente, a sífilis pode causar sérios danos ao sistema nervoso central (SNC) e ao coração. A transmissão da doença, quase sempre é através do contato sexual, porém pode ser transmitida da mãe para o feto. O tratamento se dá através do uso de um antibiótico.

- Candidíase
  A candidíase, especialmente a candidíase vaginal, é uma das causas mais freqüentes de infecção genital. Caracteriza-se por uma coceira, ardor, dor na relação sexual e pela eliminação de um corrimento vaginal. Com freqüência, a vulva e a vagina encontram-se inchadas e avermelhadas. No homem apresenta-se com um leve edema e presença de pequenas lesões em forma de pontos, avermelhadas. Na maioria das vezes não é uma doença de transmissão sexual e sim pelo contato com secreções provenientes da boca, pele, vagina e dejetos de doentes ou portadores. Fatores que predispõe ao aparecimento da infecção: diabetes, gravidez, usa de contraceptivos orais, uso de antibióticos e medicamentos que diminuem as defesas imunitárias do organismo, obesidade, uso de roupas justas etc.

- Condiloma Acuminado
    Infecção por HPV
  Infecção causada por um grupo de vírus, o HPV que determinam elevações da pele causando verrugas.
Os locais mais comuns do aparecimento destas lesões são a glande, o prepúcio e o meato uretral no homem e a vulva, o períneo, a vagina e o colo do útero na mulher.
  Em ambos os sexos pode ocorrer no ânus. Na grande maioria das vezes a infecção é assintomática ou inaparente, sem nenhuma manifestação detectável pelo(a) paciente. Há várias formas de transmissão, mas a maioria se dá através de contacto sexual íntimo (vaginal, anal e oral). Mesmo que não ocorra penetração vaginal ou anal o virus pode ser transmitido. Pode-se evitar usando camisinha durante toda a relação sexual.

- Gonorréia
  Doença infecto-contagiosa que se caracteriza pela presença de abundante corrimento pela uretra no homem e vagina e/ou uretra na mulher. Frequentemente é causa coceira na uretra e ardência. Em alguns casos podem ocorrer sintomas gerais, como a febre. Nas mulheres os sintomas são mais brandos ou podem estar ausentes o que ocorre na maioria dos casos. O uso de camisinha e higienização após a relação, ajuda a prevenir.

- Hepatite B
  Infecção das células hepáticas pelo HBV podendo causar infecção inaparente até progressiva e fatal. Os sintomas, quando presentes, são: falta de apetite, febre, náuseas, vômitos, astenia, diarréia, dores articulares, amarelamento da pele e mucosas. Transmissão através de relações sexuais. Materiais ou instrumentos contaminados: Seringas, agulhas, perfuração de orelha, tatuagens, procedimentos odontológicos ou cirúrgicos, procedimentos de manicure ou pedicure etc. Transfusão de sangue e derivados. Transmissão vertical: da mãe portadora para o recém-nascido, durante o parto. Não existe um tratamento contra o agente da doença e sim para as complicações e sintomas. Vacina, sexo seguro e cuidados com a manipulação do sangue podem prevenir a doença.

Quem estiver interessado em saber um pouco mais sobre as doenças citadas, abaixo segue o link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário